A indústria eólica no Brasil

Apesar de relativamente recente, a produção de energia eólica no Brasil vem se expandindo cada vez mais rapidamente ao longo dos últimos anos. Com uma indústria 80% nacionalizada e com ótimas perspectivas de crescimento, somente em 2017, a capacidade de produção cresceu 26,2% e hoje já somos reconhecidos como o oitavo maior produtor de energia eólica do mundo.

Até o fim de 2019, a energia eólica deverá ser a segunda principal fonte de energia do Brasil e esse crescimento é fundamental para que o país cumpra o acordo climático voluntariamente assumido pelo governo federal, em 2009. Estima-se que até 2024, serão instalados mais 4,46 GW em 186 novos parques eólicos, levando o setor à marca de 18,80 GW.

(Fonte: https://bluevisionbraskem.com/inovacao/energia-eolica-sera-a-segunda-maior-fonte-energetica-do-brasil-em-2019/)

 

Componentes para Turbinas Eólicas

Quando falamos na fabricação de turbinas eólicas, automaticamente pensamos em seus componentes e assim chegamos aos retentores que devem oferecer máxima confiabilidade, resistência e estabilidade. Isso por que em sua aplicação, as turbinas eólicas atuam nas mais adversas condições ambientais, não possuindo fácil acesso à manutenção e sendo projetadas para uma vida útil de até 20 anos.

Por conta desses  fatores, a exigência dos seus componentes é alta e para tanto, uma linha de retentores de grandes dimensões que atendam a essas exigências é extremamente importante. Estes retentores devem ser capazes de suportar cargas dinâmicas contínuas  e por um longo prazo, além de circunstâncias como os ventos de alta velocidade.

Caixa de Velocidade

Em caixas de velocidade ou caixas de engrenagens, há uma ampla  variedade de vedações, que variam de acordo com o design da própria caixa de câmbio e o propósito de sua função. O retentor é um componente indispensável em qualquer equipamento rotativo lubrificado.

Os retentores ATS distribuídos pela Samech Vedações,  fornecem a solução ideal para cada vedação. V-Rings, O-Rings e Materiais de Alta Performance também estão presentes na caixa de engrenagens, e nós fornecemos todos os tamanhos e formas necessárias mediante desenho ou amostra.

Desempenho dos componentes

Para melhorar o desempenho e a rentabilidade das turbinas eólicas, todo o sistema deve ser capaz de trabalhar de forma otimizada, permitindo que a geração de energia eólica seja mais eficaz e consequentemente mais econômica.

A Samech Vedações fornece retentores para turbinas eólicas da ATS, que inclusive trabalha em conjunto com os maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo, tais como: Gamesa, Enercon, Lagerwey, Siemens, Vestas, MHI, Suzlon, Goldwind e Anderson, disponibilizando soluções dedicadas que possam otimizar a confiabilidade, e o desempenho dos projetos de turbinas eólicas.

Samech Vedações - Distribuidor ATS
Retentor de óleo TGF

Com uma parte traseira de borracha têxtil reforçada flexível e um lábio de vedação de borracha com uma mola de lâmina.

Clique aqui para saber mais.

Retentor TGU

Com banda de metal flexível que permite a montagem sem placa de fixação.

Clique aqui para saber mais.

Retentor de Alta Pressão
Retentor de óleo L2

Com revestimento externo de metal moído e lábio de vedação vulcanizado no corpo de metal. A inserção de metal em L invertida protege o lábio de vedação e fortalece o anel.

Clique aqui para saber mais.

Retentor de óleo L1

Com revestimento externo de metal moído e lábio de vedação vulcanizado no corpo de metal.

Clique aqui para saber mais.

Retentor de Alta Pressão
Retentor G

Em borracha para metal  produzidos de acordo com a norma DIN 3760. Fornecido com borracha ou com diâmetro externo de metal.

Clique aqui para saber mais.

Anel de Vedação Vring VA
V-Ring VA

Com seção transversal padrão proporcional ao diâmetro do eixo. Sob demanda, prenda a banda de metal com clipes.

Clique aqui para saber mais.

V-Ring VRME

Com carcaça embutida para uma banda de metal de fixação. Seção transversal com dimensões fixas.

Clique aqui para saber mais.

Benefícios

São inúmeros os benefícios em optar pelos retentores de grandes dimensões para turbinas eólicas que a Samech Vedações fornece, e essa opção pode ajudar tanto fabricantes quanto proprietários de parques eólicos a:

  • Aumentar a produção de energia
  • Aumentar a produtividade e a confiabilidade das turbinas
  • Reduzir os custos de manutenção e de operação
  • Reduzir o consumo de lubrificante
  • Reduzir o impacto ambiental
  • Reduzir as perdas de energia
  • Diminuir o uso da garantia
  • Reduzir o tempo de colocação no mercado
  • Personalizar soluções
  • Fabricar globalmente

 

Flexibilidade dos materiais construtivos

Os retentores de grandes diâmetros são produzidos a partir de elastômeros, sendo possível ainda  produzir retentores  com caixa metálica, retentores com diâmetro externo em borracha com inserções de metal, retentores reforçados com lona, assim como retentores utilizando todos os tipos de borracha  existentes, conforme os requisitos de qualidade e necessidade que a aplicação pode requerer.

Uma das especialidades é a fabricação de retentores  de borracha com lona ou borracha com inserto metálico partido, que devido à sua maleabilidade e resistência, pode ser instalado diretamente no local, reduzindo assim o tempo de parada da turbina eólica ou da máquina onde ele será aplicado.

 

Parceiro na Fabricação de Componentes

A Samech Vedações está no mercado a mais de 14 anos e em parceria com a ATS uma empresa mundialmente reconhecida, assume a responsabilidade em fornecer componentes de máxima qualidade e confiabilidade. Em seu portfólio estão disponíveis retentores de grandes dimensões muito utilizados em turbinas eólicas, fabricados conforme o projeto e especificação de cada cliente.

Nossos retentores estão sendo usados há anos por OEMs e empresas de manutenção para atender a vedação na indústria mundial de turbinas eólicas. Fornecemos vedações de até 10.000 mm de diâmetro, ou até maiores em pedidos especiais, sendo possível especificar retentores de qualquer tipo que correspondam às exigências críticas sempre crescentes das aplicações da indústria.

Consulte-nos sobre sua necessidade e conte conosco para esta parceria que levará ao crescimento e consolidação do segmento de geração de energia eólica no Brasil.

Clique aqui e fale conosco!