Você conhece os acoplamentos elásticos? Eles também são conhecidos como acoplamentos flexíveis e são equipamentos mecânicos que apresentam uma função básica: promover a ligação entre dois eixos.

Portanto, essas peças industriais são responsáveis por realizar a ligação entre os sistemas maquinários. Normalmente, as pessoas procuram por eles quando as suas máquinas precisam de transmissão de torque.

No entanto, não é só isso. Os acoplamentos elásticos apresentam uma série de benefícios e funcionalidades. Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as principais funções dos acoplamentos elásticos?

Os acoplamentos elásticos apresentam diversas aplicações e podem ser utilizados em diferentes equipamentos, como: transportadores, compressores, máquinas de embalagem, bombas, elevadores de carga e muito mais.

Para isso, assim como qualquer tipo de acoplamento, o elástico faz a ligação entre o acionamento e a máquina acionada.

Quais são os benefícios dos acoplamentos elásticos?

Como vimos, além de realizar a ligação dos sistemas maquinários, os acoplamentos elásticos apresentam outros benefícios. Veja algumas delas:

  • absorve choques e pancadas;
  • apresenta vida útil prolongada;
  • acomoda os desalinhamentos nas pontas de eixo;
  • aumenta a vida útil das máquinas;
  • reduz a vibração das peças;
  • apresenta uma manutenção extremamente simples;
  • promove mais segurança;
  • apresenta um baixo valor de investimento.
O que considerar na hora de escolher o melhor acoplamento elástico?

Antes de escolher um acoplamento elástico, é preciso ter atenção com alguns critérios. Conheça algumas dicas para não errar na hora da escolha. Vamos lá?

Avalie qual é o melhor custo-benefício

Na hora de escolher os melhores acoplamentos elásticos, muitas pessoas se preocupam apenas com o preço. No entanto, não se atente apenas com esse critério na hora de escolher esse tipo de peça.

Portanto, para ter mais assertividade, avalie quais são os benefícios que esse item industrial pode trazer para a sua empresa.

Confira quais são as especificações técnicas do produto

Para não errar na escolha, veja se o acoplamento plástico apresenta as funcionalidades que você precisa. Dessa forma, você evita investir em um produto que não atenderá às suas reais necessidades.

Saiba quais são as melhores maneiras de preservar a sua vida útil

Os acoplamentos elásticos costumam ter uma boa vida útil. Para isso, é preciso conferir como funciona a manutenção da peça.

Isso porque, alguns modelos não precisam de muito esforço, tampouco, lubrificação. Dessa maneira, com apenas poucos cuidados, você garante que a peça vai te atender bem.

Conte com a ajuda de profissionais qualificados para conferir qual é a melhor opção

Invista em uma empresa especializada no assunto para ter a certeza de que você está investindo no produto ideal que realmente atenda às suas necessidades.

Além disso, é importante que ela tenha um time de especialistas no assunto, pois isso ajuda na hora de esclarecer os seus questionamentos e escolher a melhor peça para as suas necessidades.

Além de fornecer acoplamentos e elementos elásticos, a Samech Vedações também fornece peças de reposição para os acoplamentos.

Conte conosco e tenha a Samech Vedações como seu fornecedor de confiança!