Todos os sistemas hidráulicos são submetidos a diferentes ambientes e tipos de trabalho. O anel raspador tem uma função essencial para ajudar a evitar a contaminação desses ambientes — uma vez que a maioria está aplicada em ambientes mais críticos.

Por isso, o anel raspador tem uma função importante, principalmente com relação à proteção dos sistemas tanto hidráulicos quanto pneumáticos. Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!

Afinal, o que é anel raspador?

O anel raspador é formado por uma peça de borracha moldada com um lábio de raspagem de ângulo positivo e uma seção rígida para montagem com ou sem anel metálico.

Como vimos, ele é um elemento que protege os sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Qual é a função do anel raspador?

A principal função do anel raspador é remover tanto a poeira quanto as partículas abrasivas que podem estar depositadas nas hastes dos sistemas pneumáticos ou hidráulicos.

Dessa maneira, ele protege essas superfícies internas do equipamento, impedindo que esses materiais (como a sujeira) entre no interior do cilindro da máquina.

Além disso, se as partículas prejudiciais entrarem no equipamento, podem danificar o sistema, permitindo o vazamento de óleos lubrificantes. Assim, pode prejudicar as peças, uma vez que não há mais a lubrificação adequada.

Portanto, geralmente, o anel raspador tem o objetivo de proteger o sistema — e não vedar. Como consequência, o equipamento terá uma vida útil muito maior.

Quais são os principais modelos de anel raspador?

Existem diversos modelos de anel raspador. Aqui, na Samech, fornecemos dois. Conheça quais são eles.

  • Anel raspador sem anel metálico

O anel raspador sem anel metálico é para uso limitado aos pequenos diâmetros, uma vez que grandes diâmetros requerem seções rígidas para evitar o levantamento do lábio provocado pelo movimento ou pela pressão exercida no mesmo.

  • Anel raspador com anel metálico

O anel raspador com anel metálico conta com excelente rigidez e configuração geométrica adequada à raspagem, sendo considerados os raspadores de melhor eficiência e denominados anéis raspadores de extremidade aberta.

Quais são as aplicações do anel raspador?

Como o nome sugere, o anel raspador proporciona uma ótima raspagem. Então, como vimos, ele é amplamente aplicado para remover partículas abrasivas que se depositam nas hastes de cilindros pneumáticos ou hidráulicos.

Veja quais são as principais aplicações do anel raspador:

  • montagem em alojamentos de extremidade aberta;
  • máquinas da construção civil;
  • equipamentos de fundição;
  • indústrias de cimento; e
  • máquinas em geral.
Quais são as especificações do anel raspador?

Conheça quais são as especificações do anel raspador:

  • vedação: bor. nitrílica;
  • dureza: 85 Shore A;
  • anel metálico: aço SAE 1010/20;
  • temperatura: – 50ºC a + 110ºC.
Quais são as tolerâncias anel raspador?

As tolerâncias do anel raspador são:

Diâmetro externo do raspador – DN Tolerâncias
até 50 + 0,2

+ 0,1

acima de 50 até 80 + 0,23

+ 0,13

acima de 80 até 120 + 0,25

+ 0,15

acima de 120 até 180 + 0,28

+ 0,15

acima de 180 até 300 + 0,3

+ 0,2

acima de 300 até 500 + 0,35

+ 0,23

acima de 500 + 0,38

+ 0,25

 

Nossos Anéis Raspadores atendem aplicações que requerem máxima qualidade para uma maior tranquilidade, segurança e eficiência em diversos segmentos da indústria a um excelente custo-benefício.

Conte conosco e tenha a Samech Vedações como seu fornecedor de confiança!