O vedador do lábio ou retentor, como é usualmente conhecido, é composto essencialmente por uma membrana elastomérica em forma de “lábio” e uma parte estrutural metálica, que permite a fixação na posição correta da aplicação.

Qual a função do retentor?

Basicamente, os retentores atuam em conjunto dos rolamentos para reter óleos, graxas, dentre outros fluidos, além da proteção contra poeira, areia e impurezas diversas que possam contaminar o processo e até danificar os eixos de rolagem que estão em funcionamento.

Em resumo, a retenção ocorre em tudo que possui um eixo rotativo, quer seja em condição estática, quer seja em condição dinâmica, sendo aplicável ao dia a dia de praticamente todos os segmentos industriais.

Aplicação dos retentores

Para um retentor trabalhar de modo eficiente e ter uma boa durabilidade, a superfície do eixo e o lábio do retentor devem atender aos seguintes parâmetros:

  • O acabamento da superfície do eixo deve ser obtido por retificação, seguindo os padrões de qualidade exigidos pelo projeto
  • A superfície de trabalho do lábio não pode conter trincas e sulcos (saiba como corrigir imperfeições ou proteger superfícies com o Speedi Sleeve da SKF) clique aqui
  • A dureza do eixo, no local de trabalho do lábio do retentor, deverá estar acima de 28 HRC

Como escolher os retentores para a sua aplicação?

Para que sua aplicação tenha o melhor desempenho, o modelo e o material do retentor devem ter atenção à pressão, temperatura e velocidade angular do sistema onde será aplicado.

Os retentores também podem ser fabricados com lábio raspador, evitando a penetração de partículas externas no alojamento ou na haste.

Vantagens do retentor para a indústria
  • Boa vedação do diâmetro externo
  • Excelente resistência lubrificante
  • Baixa fricção
  • Capacidade de vedação em superfícies de muita rugosidade
  • Vedações customizadas



A Samech Vedações tem disponível uma ampla linha de Retentores para as mais diversas especificações de equipamentos e necessidades de aplicações, proporcionando máxima eficiência e durabilidade!

Fornecemos os retentores em diversos materiais construtivos, em uma ampla faixa de diâmetros, incluindo grandes diâmetros como para Indústria Eólica, além de modelos específicos para a Indústria de Papel e Celulose.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça todas as linhas de Retentores!