O que é um trocador de calor?

 

Utilizado para aquecimento e refrigeração de fluidos em geral, o trocador de calor proporciona uma grande capacidade de intercâmbio de temperatura entre fluidos, sem que haja contato direto entre eles. Com essas características, é possível aproveitar ao máximo a energia térmica disponível, utilizando a energia economizada, em outra etapa do processo.

Sendo assim, o trocador de calor é amplamente utilizado em plantas industriais de biodiesel, óleos, sebos, resfriamento, recuperadores de água em torres de resfriamento e sistemas de resfriamento de água em indústrias.

 

Gaxetas para Trocadores de Calor

As gaxetas para trocadores de calor são elementos mecânicos utilizados na vedação da passagem de fluidos pelas placas por onde a troca de energia térmica acontece dentro dos  trocadores de calor. Semelhantes a um anel de borracha, as gaxetas para trocadores de calor contam com uma ampla variedade de composições, de acordo com cada fluido, tamanho e modelo de equipamento onde elas serão aplicadas.

A utilização de gaxetas nas vedações industriais é um dos principais métodos de vedação entre duas peças unidas uma na outra e também a forma mais antiga de vedar um eixo rotativo ou alternativo. 

 

Vantagens e Pontos de Atenção

Dentre suas principais vantagens, podemos destacar o seu baixo custo, sua ampla disponibilidade e a facilidade de instalação. No entanto, precisamos estar atentos a alguns pontos, como a necessidade de troca por desgaste, a utilização de gaxetas que não se adequam com perfeição aos equipamentos e principalmente, a utilização de materiais de baixa qualidade na sua composição.

Além disso, o grande número de reapertos no material, podem causar irregularidades no eixo (ou luva), sendo necessário eventualmente a troca dos componentes. Dessa forma, pode ocorrer a geração de calor indesejável e aumento considerável do consumo de energia.

 

Como escolher a gaxeta para vedação em trocadores de calor ideal

O ponto mais importante em qualquer sistema de vedação é o estudo da resistência do material. De acordo com a necessidade de cada aplicação, existem diferentes tipos de materiais disponíveis. O ataque químico do fluído e as condições de temperatura e pressão ocorridos na linha de processo é que irão influenciar a escolha de materiais ideal para a sua gaxeta.

No dia a dia de cada aplicação, em forma estática ou dinâmica, a gaxeta recebe uma força de aperto que a deforma ou causa sua expansão, o que exige perfeita selabilidade, para que sejam evitados possíveis vazamentos.

Sendo assim, é imprescindível considerar os seguintes pontos para a composição ideal das gaxetas:

  • flexibilidade
  • elasticidade
  • resistência – química, térmica e mecânica.

Deve-se observar se o material da gaxeta é quimicamente compatível com o fluido ou, no caso dos trocadores de calor, se suporta as temperaturas às quais será submetido. Dessa forma, poderemos determinar quais gaxetas podem ser aplicadas em caldeiras, bombas, digestores, etc.


A Samech Vedações fornece uma ampla linha de Gaxetas para Trocadores de Calor, além de Gaxetas Hidráulicas e Pneumáticas, e Jogo de Gaxetas Chevron das melhores marcas do mercado, garantindo a qualidade que a sua especificação necessita.

Clique aqui e conheça nossas linhas de Gaxetas!