O Speedi-Sleeve SKF é uma solução comprovada a problemas em eixos desgastados, sem ter que desmontá-los ou que especificar um novo tamanho para o retentor de reposição. Além disso, ele garante uma excelente superfície de vedação, oferecendo recursos de desempenho ainda melhores ao sistema de vedação original.

 Embora a instalação da Bucha de Desgaste Speedi-Sleeve SKF seja simples, ela deve ser feita com cuidado para que se obtenham os melhores resultados. Como a bucha possui uma parede fina, qualquer irregularidade na superfície do eixo pode criar um padrão semelhante na superfície da bucha e causar vazamento na vedação. Portanto, a superfície de apoio do eixo que fica em contato com a vedação deve ser cuidadosamente limpa e toda rebarba ou pontos ásperos devem ser aparados antes da instalação.

Sulcos profundos de desgaste, arranhões ou superfícies muito ásperas devem ser tratados com um complemento epóxi metálico em pó e a bucha deve ser posicionada no eixo antes que o complemento tenha endurecido. Além disso,  Speedi-Sleeve SKF não deve ser instalado sobre rasgos de chavetas, furos em cruz, entalhes ou roscas, pois isso causará deformação da bucha, tornando difícil para a vedação seguir a nova superfície de apoio à medida que ela gira.

Também não é recomendado o aquecimento da bucha antes da instalação, pois isso fará com que ela expanda, ocasionando ajuste com folga no eixo, podendo não retornar ao tamanho original quando ela esfriar.

 

Procedimento de instalação do Speedi-Sleeve SKF
  • Limpe a superfície de apoio da vedação no eixo, lime todas as rebarbas ou pontos ásperos e certifique-se de que a bucha não será instalada sobre rasgos de chaveta, furos em cruz, entalhes ou deformações similares.
  • Meça o diâmetro em uma parte não desgastada do eixo onde a bucha será posicionada. Meça em três posições e calcule a média das leituras para se certificar de que o eixo esteja dentro das especificações recomendadas. Se o diâmetro médio estiver dentro da faixa de um determinado tamanho de bucha, haverá um ajuste de pressão suficiente na bucha para evitar que ela deslize ou gire sem a necessidade de cola.
  • Sulcos de desgaste rasos não exigem preenchimento. Opcionalmente, uma leve camada de selante sem cura pode ser aplicada na superfície do diâmetro interno da bucha.
  • Se o eixo estiver profundamente sulcado, preencha o sulco com um complemento epóxi metálico em pó. Instale a bucha antes que o complemento endureça, permitindo que seja removido qualquer excesso do complemento. Limpe qualquer complemento restante da superfície do diâmetro externo da bucha.
  • Se o flange precisar ser removido após a instalação, corte-o no diâmetro externo do raio em um ponto. A extremidade com flange da bucha entra no eixo primeiro. Coloque a ferramenta de instalação sobre a bucha.
  • Bata de leve no centro da ferramenta de instalação até que a bucha cubra a superfície gasta do eixo. Se a ferramenta de instalação for muito curta, um pedaço de tubo ou cano com uma ponta cortada no esquadro e sem rebarbas pode ser utilizado. Certifique-se de que o diâmetro interno do tubo seja igual ao da ferramenta de instalação. Tenha cuidado para não arranhar o diâmetro externo da bucha, que é retificado com precisão.
  • O Speedi-Sleeve SKF deve ser sempre instalado de forma que a borda externa da bucha se encaixe no diâmetro completo do eixo. Ele não deve ficar dentro ou fora da área do chanfro, pois é provável que a borda afiada corte o lábio de vedação durante a instalação.
  • Se o flange tiver sido cortado para remoção, use um par de alicates longos para prender o flange longe da bucha e torça-o como uma bobina, tendo cuidado para não levantar a extremidade da bucha e não deixar uma borda irregular.
  • Após a bucha ser instalada, verifique novamente se há rebarbas que possam danificar a vedação. Lubrifique a bucha com o meio do sistema antes de instalar a vedação.

 

Remoção da SKF SPEEDI-SLEEVE

O Speedi-Sleeve SKF pode ser removido aplicando-se calor à bucha com um aquecedor elétrico, expandindo-o o suficiente para que deslize para fora do eixo.

Alternativamente, a bucha pode ser removida:

  • Aliviando a tensão do ajuste de pressão com um pequeno martelo para golpear por toda a largura da bucha;
  • Utilizando um cinzel frio para cortar a bucha;
  • Utilizando um alicate, começando no flange ou perto deste e aplicando um movimento de torção.

SEMPRE tenha cuidado para não danificar a superfície do eixo e observe que o Speedi-Sleeve SKF não pode ser reutilizado após sua remoção.

 

 

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