Se você trabalha em uma indústria ou possui algum conhecimento básico na área, você já deve ter ouvido falar sobre rolamentos industriais e as funções de cada um destes elementos.

Por outro lado, você pode nunca ter entrado em uma indústria ou ter feito parte deste universo e, portanto, não conhecer o que é um rolamento e quais as suas funções.

Seja você do primeiro ou do segundo grupo, neste artigo iremos explicar um pouco mais sobre os rolamentos industriais, tipos existentes, os mais utilizados e suas funções. Continue conosco e boa leitura!

O que são rolamentos industriais?

Rolamentos industriais são componentes muito comuns utilizados na indústria. São esferas de diferentes tamanhos que permitem o movimento de rotação entre dois ou mais elementos. Esse movimento pode ou não ser controlado por um operador.

Qual é a função dos rolamentos?

Os rolamentos podem ser utilizados na fabricação de peças, ferramentas e máquinas. A sua principal função é facilitar a rotação de um objeto, diminuindo o atrito entre as superfícies de contato como eixos, polias e mancais.

Ao fazer o uso do rolamento industrial, o trabalhador precisa colocar menos força para realizar os movimentos.

  • elementos rolantes: esferas, rolos ou agulhas;
  • pista de rolamento;
  • gaiola

Vamos conhecer agora os tipos de rolamentos industriais existentes no mercado atual e quais os mais utilizados?

Quais são os tipos de rolamentos?

A gama de rolamentos industrial existente no mercado atual é bastante grande e eles divergem nos modelos, nas características e nas aplicações.

Veja agora quais são os rolamentos mais comuns utilizados na indústria são.

  • Rolamentos fixos de esferas: são os mais comuns entre todos os tipos de rolamentos. Eles permitem o apoio da carga axial em ambos os sentidos. São encontrados em diferentes graus e séries.
  • Rolamentos de rolos cilíndricos: podem ser encontrados em diferentes tamanhos, séries e modelos e em designs vedados ou bipartidos. Este tipo de rolamento suporta cargas radiais mais pesadas e maiores velocidades.
  • Rolamentos axiais de esfera: podem ser de escora simples ou dupla. No caso da escora simples, eles recebem carga axial apenas em um sentido. Já na escora dupla a carga pode vir dos dois sentidos.

Outros tipos de rolamentos encontrados na indústria:

  • rolamentos de rolos cônicos;
  • rolamentos autocompensadores de esferas;
  • rolamentos autocompensadores de rolos;
  • rolamentos de esferas de contato angular;
  • rolamentos de precisão para máquinas e/ou ferramentas.

Neste artigo você conheceu melhor o que são os rolamentos industriais, suas funções e tipos existentes, com ênfase nos que são mais utilizados no mercado atual.

Agora é hora de conhecer onde adquirir os rolamentos. A Samech Vedações Industriais é referência no mercado de soluções industriais.

Há mais de 16 anos distribuímos, importamos e revendemos produtos da mais alta qualidade. Conheça as nossas peças e surpreenda-se!

Conte conosco e tenha a Samech Vedações como seu fornecedor de confiança!