Você já ouviu falar em vedações industriais? Elas são utilizadas nos mais diversos segmentos da indústria: metal-mecânica, automotiva, naval, aeroespacial e, também, hospitalar.

O anel de vedação, para muitos, pode parecer um elemento insignificante. Contudo, uma grande tragédia prova exatamente o contrário: em 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu há exatos 73 segundos após a decolagem.

Durante a investigação oficial, a Nasa concluiu que houve imprudência, pois era de conhecimento da equipe que os anéis de borracha responsáveis pela vedação poderiam encolher caso fossem expostos a temperaturas muito baixas.

Mesmo que a empresa Thiokol afirmasse que os demais anéis de vedação compensariam, não foi o que aconteceu. Um dos anéis de vedação falhou, o combustível vazou e sete tripulantes perderam a vida na explosão.

Por isso, neste artigo, vamos entender a importância dos anéis de vedação em todos os setores. Continue com a gente e boa leitura!

Conheça os principais usos das vedações industriais

O anel de vedação serve para impedir que determinados fluidos saiam de um reservatório e tenham contato com outro.

Um dos grandes objetivos do uso das vedações industriais é para que esses gases, líquidos ou sólidos não entrem em contato com o meio ambiente.

É importante que os anéis de vedação sejam feitos em um material resistente e trocados periodicamente, conforme a indicação do fabricante.

O principal uso das vedações industriais é em máquinas com sistemas pneumáticos ou hidráulicos dentro das industriais.

Além dos anéis de vedação, outros elementos desempenham essa função:

Veja qual é a importância das vedações industriais em diferentes nichos

As vedações industriais têm uma importância global, ou seja, elas fazem parte de diferentes tipos de indústrias ao redor do mundo.

Vamos conhecer melhor as suas principais funcionalidades?

  • Indústria hospitalar

As vedações industriais são bastante utilizadas em ambientes hospitalares, principalmente para que não haja contaminações e vazamentos que venham a prejudicar a saúde dos pacientes.

  • Indústria aeroespacial

Na indústria aeroespacial, os anéis de vedação são utilizados em aeronaves e aviões. Diferentemente de outras áreas, neste setor as exigências são altíssimas, justamente para garantir o sucesso das operações.

  • Indústria metal-mecânica e automotiva

As indústrias metal-mecânica e automotiva fazem uso das vedações em praticamente todas as máquinas, sistemas de produção e diferentes processos de fabricação.

  • Indústria naval

As peças e sistemas da indústria naval são os que sofrem maior pressão e, por isso, precisam de elementos de vedação que consigam suportar a carga e, ainda assim, manter a qualidade das operações.

Conheça a Samech Vedações Industriais

A Samech Vedações Industriais é uma empresa referência na área e atua, há 16 anos, em diferentes segmentos da indústria.

É reconhecida por importar e distribuir vedações de marcas premium que trazem mais qualidade e confiabilidade para os seus processos.

Além disso, a ISO-9001 assegura aos clientes a qualidade e a constante melhoria dos processos internos, com foco na prestação de um atendimento de excelência e entrega de produtos no menor tempo possível.

Acesse o nosso site e conheça a linha de produtos da Samech Vedações Industriais.