Retentores Convencionais e Especiais
Define-se o retentor convencional um vedador dinâmico para eixos rotativos que possui um anel metálico para fornecer rigidez ao perfil, além de uma vedação em borracha acoplada com mola helicoidal. A função do retentor é assegurar a vedação entre um eixo com movimento rotativo e uma base fixa, por meio de uma carga prévia da borracha do lábio de vedação e da pressão da mola.
Ideal para a vedação de óleos e graxas, com ou sem pressão, os retentores convencionais são amplamente utilizados na construção de máquinas e aparelhos, bem como na indústria automobilística em aplicações que envolvam produtos pastosos, líquidos ou em forma de gás.





Retentores Convencionais

São diversos modelos de retentores convencionais para uma infinidade de aplicações, por isso vamos detalhar algumas informações de forma que você entenda algumas diferenças e possa consultar o arquivo de perfis de retentores para cotar o que melhor se adequar a sua necessidade.




Clique aqui para consultar todos os perfis de retentores.
Aplicações
Os retentores convencionais dos modelos citados acima são comumente utilizados em movimentos rotativos nas vedações de óleo mineral, graxa e flui-dos em geral com ou sem pressão, ou seja, em motores, em redutores, em veículos automotivos, em mancais, em máquinas de construções e agrícolas, em laminadores e numa infinidade de máquinas e equipamentos.
Especificações
- Material da vedação: bor. nitrílica
- Dureza: 70 Shore A
- Anel metálico: aço SAE 1010/20
- Mola: helicoidal
- Pressão: ≤2,0 kg/cm²
- Velocidade: ≤20 m/s
- Temperatura de –50ºC a + 110ºC
Tolerâncias – Retentores Convencionais

Retentores sem Anel Metálico

O modelo de retentor sem anel metálico com fixação externa de borracha/lona possui sua rigidez baseada na robustez e compressão do reforço de tecido vinculado à borracha.
Existem duas formas de construção distintas para esse modelo, sendo a construção mais usada a que apresenta um corte radial em seu perfil. Neste caso a pressão de vedação para o lábio é assegurada pelo ajuste automático da mola. Esta construção de retentores é conhecida como RLP (retentor sem anel metálico com fixação externa de borracha/lona partido).
A segunda construção, não possui o corte radial na borracha do lábio de vedação para assegurar a pressão, sendo esta conhecida RL (retentor sem anel metálico com fixação externa de borracha/lona).
Aplicações
O retentor modelo RLP, por ser partido e apresentar uma excelente flexibilidade, proporciona uma série de vantagens:
- Fácil aplicação em lugares onde seja impraticável montar-se um retentor convencional.
- A desmontagem é simples; consequentemente, o tempo de parada do equipamento é mínimo.
- As tolerâncias não são rigorosas como nos retentores convencionais.
Algumas outas informações podem ser consideradas importantes para a aplicação dos retentores convencionais citados.
- O modelo de retentor RLP é aplicado em sistemas rotativos de equipamentos pesados pela facilidade de troca e pela necessidade de grandes dimensões do retentor.
- Já o modelo de retentor RL é aplicado em sistemas rotativos gerais.
- E os modelos de retentores RBP e RB são aplicados esporadicamente, uma vez que não apresentam nenhuma vantagem sobre os modelos de lona.
Especificações
Modelos de retentores RLP e RL
- Vedação: bor. nitrílica
- Dureza: 70 Shore A
- Fixação externa: tecido impregnado com bor. nitrílica
- Mola: helicoidal quando necessário
- Pressão: RPL ≤0,1 kg/cm² | RL ≤2,0 kg/cm²
- Velocidade: ≤15,0 m/s
- Temperatura: –50ºC a + 110ºC
Modelos de retentores RBP e RB
- Vedação: bor. nitrílica
- Dureza: 80 Shore A
- Fixação externa: bor. nitrílica
- Mola: helicoidal quando necessário
- Temperatura: –50ºC a + 110ºC
Clique aqui para consultar todos os perfis de retentores.
Tolerâncias – Retentores sem Anéis Metálicos

Retentores Especiais





Nos perfis de retentores em couro, a pressão do lábio é dada pela tensão da mola, uma vez que o couro não tem elasticidade. Eles oferece boa vedação a fluidos não lubrificantes e a sistemas com deficiência de lubrificação, devido a sua moldabilidade e capacidade de absorver por um bom tempo os lubrificantes em geral.

Especificações
Retentores de borracha
- Vedação: bor. nitrílica
- Dureza: 70 Shore A
- Anel metálico: aço SAE 1010/20
- Mola: helicoidal quando necessário
- Temperatura: –50ºC a + 110ºC
Retentores de couro
- Vedação: couro
- Anel metálico: aço SAE 1010/20
- Mola: helicoidal quando necessário
- Temperatura: –20ºC a + 90ºC
Retentores de Feltro
- Vedação: feltro
- Anel metálico: aço SAE 1010/20
Tolerâncias – Retentores Especiais

Solicite uma cotação de Retentores!
Preços Competitivos | Estoque Local | Suporte Pós Venda