Você sabe o que é borracha Viton e borracha NBR? Qual é a melhor para as vedações industriais?

Vejamos: a borracha é um dos materiais de maior versatilidade disponíveis no mercado atual.

Com ela, é possível fabricar muitos produtos, todos bastante úteis para o ser humano: pneus, mangueiras, luvas, elásticos, artefatos para cozinha, anéis de vedação e acessórios para equipamentos.

Assim, muitas das vedações industriais disponíveis atualmente para venda são produzidas a partir da borracha Viton e NBR.

Então, neste artigo, vamos conhecer a origem e as diferenças entre ambas. Continue conosco e boa leitura!

Borracha Viton e NBR: origem

Para entender as diferenças entre a borracha Viton e a NBR, primeiro é preciso conhecer a origem desses materiais.

Em 1931, foi criada a borracha sintética, a NBR, também conhecida como borracha nitrílica. Porém, a sua produção em escala ocorreu apenas anos depois pela empresa alemã Bayer.

Já a borracha Viton, apesar de ter sido descoberta em 1938, começou a ser produzida em grande quantidade apenas em 1950, pela empresa americana The Chemours Company.

Diferenças entre borracha Viton e NBR

Apesar de ambas serem borracha, existem diferenças substanciais entre a Viton e a NBR.

Vamos entender melhor como cada uma é produzida e o que a torna especial? Continue conosco.

  • Borracha Viton ou fluorada

A borracha Viton é vulcanizada, escura e pode ter cheiro de canela. Ela é um material bastante resistente e indicado para trabalhos em baixas (até -55°C) ou altas temperaturas (até 300°C ou mais, dependendo do tempo).

Assim, além de aguentar temperaturas muito baixas ou muito altas, a borracha Viton também reage bem ao contato com produtos químicos.

Se você precisa de uma vedação hidráulica que ficará em contato com lubrificantes fortes, por exemplo, você deve optar por uma fabricada em borracha Viton.

Vale citar que, apesar de ser resistente a produtos químicos, a borracha Viton pode sucumbir em contato com solventes.

  • Borracha NBR ou nitrílica

As borrachas NBR se diferem devido a sua composição. As peças com mais acrilonitrilo são mais resistentes a agentes químicos — como gasolinas, óleos e outros fluidos.

Assim como a borracha Viton, a NBR também aguenta baixas temperaturas (entre -10°C e -50°C). Dessa forma, ela é bem resistente:

  • aos ambientes mais quentes (não tanto quanto à fluorada);
  • à baixa permeabilidade;
  • e à fadiga dinâmica.

Além disso, se comparada às outras borrachas, ela é menor, possui alta dureza e é elástica. Também possui uma boa vida útil.

A borracha NBR está em tudo: desde as solas do sapato até componentes hidráulicos, como o-rings, membranas, anéis de vedação e tubos.

Borracha Viton ou NBR: qual a melhor?

— Qual é a melhor vedação industrial: em borracha Viton ou NBR?

Se você trabalha na indústria, certamente já teve esse questionamento. Afinal, em um mundo onde a qualidade e a vida útil do produto são importantes, essa pergunta é feita cada vez mais.

Não é possível determinar qual delas é a melhor, afinal elas possuem características diferentes. Apesar disso, ambas são altamente resistentes e cada uma atende a demandas específicas.

A nossa dica é: converse com o consultor de vendas e explique onde você aplicará a vedação para que ele possa lhe indicar a melhor.

Na Samech você encontra o que há de melhor em vedações industriais. Entre em contato conosco e conheça nosso site.

Qualidade e preços que cabem no seu bolso você encontra na Samech Vedações Industriais!